A estudante Raquel Nabarrete, de Barra do Garças (MT), foi selecionada para integrar um programa de voluntariado promovido pelo Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH). A iniciativa tem como objetivo promover a troca de experiências e o desenvolvimento de competências voltadas à implementação de políticas públicas na área de direitos humanos nos países membros do bloco.
A jovem disputou a vaga com candidatos de diferentes nacionalidades em um processo seletivo altamente criterioso, que incluiu uma análise detalhada de currículos e experiências na área de direitos humanos. Segundo Raquel, a seleção exigiu um alto nível de qualificação. "Eles fazem uma análise muito profunda do currículo para garantir que os selecionados estejam realmente aptos a participar. Não basta apenas se candidatar", destacou.
Com sede em Buenos Aires, na Argentina, o IPPDH é um órgão intergovernamental criado em 2009 pelo Conselho do Mercado Comum. A entidade desempenha um papel fundamental na consolidação da democracia e dos direitos humanos como pilares da identidade e do desenvolvimento do MERCOSUL. Suas iniciativas abrangem áreas como combate à discriminação, promoção da igualdade racial, inclusão de pessoas com deficiência, saúde mental, educação em direitos humanos, entre outras.
Raquel pretende concentrar seus esforços no eixo de participação social, com ênfase em projetos voltados aos povos indígenas. Com experiência prévia na atuação junto ao povo Xavante, por meio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Barra do Garças, ela enxerga o programa como uma oportunidade de ampliar sua atuação e adquirir novos conhecimentos em contextos internacionais.
"Já tive uma reunião com a coordenadora do instituto para definir o foco do meu trabalho. Vamos atuar na participação social e no impacto junto aos povos originários. O que vivi aqui, trabalhando com o povo Xavante, contribuiu diretamente para essa oportunidade. Agora, poderei conhecer e contribuir com outros projetos que dialogam com essas questões em um âmbito internacional", explicou Raquel.
O trabalho do IPPDH é realizado em coordenação com a Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos (RAADH), que reúne representantes dos Estados Partes e Associados do MERCOSUL. A organização promove cooperação técnica para desenvolver políticas públicas alinhadas aos princípios de igualdade, inclusão e respeito aos direitos humanos.
A experiência de Raquel no programa promete fortalecer ainda mais a conexão entre as práticas locais e as iniciativas internacionais, contribuindo para a construção de políticas públicas mais eficazes e inclusivas. "Essa vivência é uma oportunidade única para conectar o trabalho que fazemos na nossa região com iniciativas globais, aprendendo e compartilhando conhecimentos que podem transformar vidas", concluiu.
Fonte: Da Assessoria