Foto: Polícia Civil MT
Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de MatupĂĄ (a 695 km de CuiabĂĄ), localizou e apreendeu um comércio irregular de agrotóxicos. Foram apreendidos 99 galões, totalizando 1.980 litros de fertilizantes irregulares, em uma mercearia da cidade.
As investigações começaram após denúncias de que o estabelecimento estava armazenando e comercializando produtos químicos sem as devidas autorizações. A Polícia Civil, com o apoio de fiscais do Instituto de Defesa AgropecuĂĄria do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), foi até o local para verificar a procedĂȘncia dos produtos.
No comércio, os policiais encontraram o proprietĂĄrio, que informou que os 99 galões, com capacidade de 20 litros cada, haviam sido enviados por um conhecido do Mato Grosso do Sul. O homem também relatou que pretendia abrir um negócio de fertilizantes na cidade, mas estava apenas armazenando os agrotóxicos na mercearia de forma irregular.
A fiscalização do Indea constatou que os galões estavam sem rótulos e que o estabelecimento não tinha a autorização necessĂĄria para armazenar produtos químicos. O proprietĂĄrio foi detido e encaminhado para a Delegacia de MatupĂĄ, onde foi autuado por armazenar ou comercializar agrotóxicos não registrados ou não autorizados, conforme o artigo 56, da Lei 14.785/2023.
Além disso, o Indea aplicou uma multa administrativa de R$ 250 mil pela irregularidade. A Polícia Civil segue com as investigações.
Fonte: Assessoria | PolĂcia Civil-MT