13/04/2025

Meio ambiente

UNIVAR

PRF apreende bi-trem com 60 m³ de madeira serrada sem documentação na BR-070 em Barra do Garças

Caminhoneiro afirmou que carga de maçaranduba saiu do Pará e seria levada para Minas Gerais; transporte sem documentação é considerado crime ambiental.

Por Vídeo do Dia MT 08/04/2025 às 21:08:52

Durante fiscalização de rotina no quilômetro 17 da BR-070, em Barra do Garças (MT), na última segunda-feira 07/04, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu um veículo bi-trem carregado com aproximadamente 60 metros cúbicos de madeira serrada da espécie maçaranduba.

Ao ser parado pelos policiais, o motorista apresentou apenas seus documentos pessoais e não possuía qualquer documentação relativa à carga, como nota fiscal ou guia florestal. Diante da ausência de documentos obrigatórios, o transporte foi imediatamente qualificado como crime ambiental.


Indagado pelos policiais, o condutor informou que havia carregado a madeira no estado do Pará e que o destino final seria Minas Gerais. Ele explicou ainda que a ausência de documentação seria uma prática comum em algumas transações entre madeireiras, especialmente quando há divergência entre a madeira transportada e o saldo de créditos florestais disponíveis.

De acordo com a PRF, tanto as madeireiras vendedoras quanto as compradoras operam com cotas anuais para cada tipo de madeira. Por isso, em alguns casos, acabam não emitindo notas ou utilizando documentos com essências diferentes para burlar o controle ambiental.


A carga foi apreendida e as providências legais foram tomadas junto aos órgãos ambientais competentes. O caso segue sob investigação, e o motorista poderá responder por crime ambiental, conforme previsto na legislação brasileira.

Fonte: Assessoria | PRF-MT

Comunicar erro
Comentários