De 2 a 7 de junho, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, realiza a Semana de Acolhimento aos Estudantes Ingressantes 2025/1 nas Unidades I e II, com uma programação diversificada voltada à recepção dos novos acadêmicos.
Com o tema "Semeando o Futuro! Valorizando nossas raízes, seguimos plantando esperança por uma sociedade justa, diversa, inclusiva e sustentável", a semana tem como objetivo principal integrar os calouros à vida universitária, promover o pertencimento institucional e apresentar os serviços, projetos e espaços oferecidos pela Universidade.
A programação inclui apresentações culturais, como a da acadêmica Giulia Ferreira Pontes, e atividades institucionais, com a presença da Pró-Reitora do Campus, gerentes, representantes dos institutos - ICBS, ICET e ICHS -, além do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Outros destaques da semana são:
Cadastramento facial para acesso ao Restaurante Universitário (RU);
Campanhas de vacinação em parceria com órgãos de saúde;
Palestras sobre assistência estudantil, com o Serviço de Assistência Estudantil (SAE);
Apresentação das Atléticas e Centros Acadêmicos;
Gincana de integração, marcada para o sábado (7/6), encerrando as atividades com momentos de descontração e competição saudável entre os cursos.
A estudante Geovana Pereira Damas liderou o lançamento das campanhas do Trote Solidário, além de anunciar o Dia D de vacinação universitária e a tradicional Gincana das Atléticas. Já o presidente do DCE, Francisco Roberto da Costa Nogueira, participará de aula institucional e conduzirá a exibição de um vídeo apresentando o papel da entidade na defesa dos estudantes.
Segundo a organização, o evento também serve como uma oportunidade para que os calouros conheçam não apenas a estrutura física e os serviços da Universidade, mas também seus colegas veteranos, professores, servidores técnicos e representantes estudantis.
Espaços e horários diversos
As atividades ocorrem em vários pontos do Campus incluindo o Cinema I, o Restaurante Universitário, a Biblioteca, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), o Planetário, o Muhna e o Espaço de Vivência, com horários pela manhã, tarde e noite, atendendo estudantes de todos os turnos.
Fonte: Da Assessoria