A Polícia Civil divulgou neste sábado (07) um vídeo nas redes sociais para alertar a população sobre uma nova forma de extorsão que tem sido praticada por criminosos de outros estados. O golpe utiliza técnicas de engenharia social para obter informações pessoais das vítimas por meio da internet, especialmente por redes sociais e plataformas de vendas.
De acordo com o delegado Rafael Scatolon, da Coordenadoria de Enfrentamento ao Crime Organizado (Cecor), os golpistas acessam dados como fotos de familiares, local de trabalho e informações íntimas publicadas nas próprias redes sociais das vítimas. Com isso, conseguem montar um enredo convincente, causando medo e levando a vítima a realizar transferências bancárias.
Ainda segundo o delegado, os criminosos usam números com DDDs 65 e 66 para simular chamadas locais e evitar suspeitas. "A pessoa tende a não atender ligações com DDDs de outros estados. Com o uso desses prefixos locais, eles dão uma falsa aparência de legitimidade ao golpe. Mas ao ouvir os áudios, é perceptível o sotaque de outras regiões", destacou Scatolon.
A orientação da Polícia Civil é clara: caso receba uma ligação ou mensagem suspeita, a pessoa deve manter a calma, não confirmar nenhuma informação, evitar qualquer tipo de transferência, desligar o telefone imediatamente, bloquear o contato e procurar uma delegacia para registrar boletim de ocorrência.
VEJA VÍDEO:
Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT