A Secretaria de Estado da Educação de GoiĂĄs divulgou hoje um comunicado sobre o incĂȘndio ocorrido no Centro de Ensino em PerĂodo Integral (Cepi) Doutor Rubens C. de Aguirre. O incidente, que começou na ala administrativa da escola, foi detectado e controlado rapidamente, sem causar ferimentos a estudantes, professores ou servidores.
De acordo com o protocolo de segurança escolar, as equipes do Cepi agiram prontamente, acionando o Corpo de Bombeiros e evacuando a escola de forma segura. As causas do incĂȘndio estão sob investigação das autoridades competentes, incluindo o Corpo de Bombeiros e uma equipe da Infraestrutura da Secretaria de Estado da Educação de GoiĂĄs (Seduc/GO), que realizarĂĄ uma anĂĄlise detalhada da situação para garantir a retomada segura das atividades.
Como medida preventiva, as aulas de amanhã, 23 de agosto, foram suspensas. A decisão sobre a retomada das atividades serĂĄ baseada na avaliação das condições de segurança realizadas pela Seduc/GO e pelas autoridades locais.
A Coordenação Regional de Educação (CRE) de Piranhas, responsĂĄvel pela supervisão do Cepi, estĂĄ a caminho de Aragarças para se reunir com a equipe gestora da escola, pais e responsĂĄveis, a fim de fornecer atualizações e organizar a retomada das atividades escolares.
ENTENDA O CASO
Um incĂȘndio de grande proporção aconteceu nas instalações da antiga escola 31 de Março em Aragarças, atualmente CEPI Dr. Rubens CorrĂȘa Aguirre (Estadual). De acordo com informações da direção da escola, o fogo se iniciou por um provĂĄvel curto circuito e tomou conta rapidamente de duas salas onde funcionava a antiga biblioteca, arquivo morto e outros departamentos da antiga escola municipal, acabando com todo o material de acervo fĂsico, dados da escola e de alunos, além de objetos, livros e computadores.
O incĂȘndio foi combatido e rescaldado por Militares de Mato Grosso e GoiĂĄs, PolĂcia Militar de Góias, que deu apoio e segurança, brigada e voluntĂĄrios e o Exército Brasileiro através de militares e um caminhão tanque do 58 BIMT"z de Aragarças.
Foto: Paulo Halibozek Foto Reprodução
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Barra do Garças, ninguém se feriu, pois segundo a direção os alunos foram dispensados às 15:00h após a entrega de notas, e só ficaram no prédio o Corpo Docente da Instituição. O dano na estrutura é perceptĂvel e consumiu o telhado e danificou a edificação. Ainda segundo Escola, o dano é irreversĂvel se tratando do material perdido e o prédio deverĂĄ ser reconstruĂdo. A Seduc-GO compareceu ao local através da DRE de Piranhas e colheu informações da situação para possĂveis providĂȘncias.
Uma investigação pela polĂcia e pela Secretaria de Estado de Educação de GoiĂĄs vai ser feita para apontar as causas reais do incĂȘndio que estĂĄ sendo levantada como uma possĂvel falha elétrica.
Fonte: IporĂĄ NotĂcias