03/04/2025

PolĂ­tica

UNIVAR

PL Desafia STF e Tenta Anistia para Ramagem e Bolsonaro!

Ação ousada no Supremo pode blindar aliados de Bolsonaro. Entenda!

Por Vídeo do Dia MT 02/04/2025 às 21:34:38

O PL (Partido Liberal) estĂĄ promovendo uma manobra audaciosa no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode ter implicações significativas para aliados de Bolsonaro. O partido protocolou um pedido de suspensão de uma ação que mira Alexandre Ramagem, um aliado próximo do ex-presidente.

A estratĂ©gia do PL, liderada por Valdemar Costa Neto, visa interromper o julgamento no STF, buscando brechas na Constituição que poderiam abrir caminho para uma possĂ­vel anistia, beneficiando não apenas Ramagem, mas potencialmente o próprio Bolsonaro.

Simultaneamente, a Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE-MA) solicitou ao STF a investigação de assessores de FlĂĄvio Dino, atual ministro do STF indicado por Lula, por suposto uso indevido de dados. A acusação Ă© que esses assessores teriam utilizado informações da PGE-MA para uma ação no STF, o que configura, no mĂ­nimo, desvio de finalidade e conflito de interesses.

Em outra frente, o STF estabeleceu novas diretrizes sobre revistas Ă­ntimas em presĂ­dios. Provas obtidas exclusivamente por meio de revistas consideradas vexatórias serão consideradas ilegais, a menos que haja uma decisão judicial que asFundamente.

"Sem dĂșvida, hĂĄ instrumentos adequados, como as revistas mecânicas, com a utilização de scanners corporais e, quando necessĂĄrio, a busca pessoal que não se confunde com a revista Ă­ntima", afirmou Fachin.

O ministro Edson Fachin, relator do caso, classificou a revista Ă­ntima como uma prĂĄtica desumana, degradante e vexatória, defendendo o uso de alternativas tecnológicas como scanners corporais.

Em casos excepcionais, o STF permite a revista Ă­ntima, desde que haja indĂ­cios objetivos de tentativa de entrada de drogas ou armas, consentimento expresso do visitante e o procedimento seja realizado por profissional do mesmo gĂȘnero em local adequado.

A decisão do STF teve origem em um caso no Rio Grande do Sul, onde uma mulher foi flagrada com maconha durante uma revista Ă­ntima em um presĂ­dio. O tribunal estadual considerou a prova ilĂ­cita devido ao carĂĄter vexatório da revista, influenciando a decisão do STF em nĂ­vel nacional.

Este conjunto de eventos aponta para um cenĂĄrio de intensos embates jurĂ­dicos e polĂ­ticos, com o STF no centro de diversas controvĂ©rsias que envolvem desde a segurança pĂșblica atĂ© a integridade de processos judiciais e a anistia de figuras polĂ­ticas.

*Reportagem produzida com auxĂ­lio de IA

Comunicar erro
ComentĂĄrios