A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Reverbera para combater a receptação de produtos furtados em Várzea Grande, com foco em cabos de cobre e alumínio. A ação foi conduzida pela Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), em parceria com a Guarda Municipal e com apoio de secretarias municipais e estaduais.
Ao todo, 14 ordens de busca foram cumpridas em empresas do ramo de sucatas. Em uma delas, localizada no bairro Mapim, foram apreendidos 300 kg de cabos furtados de estações do Departamento de Água e Esgoto (DAE), avaliados em cerca de R$ 64 mil. O dono da empresa foi autuado por receptação qualificada.
Outro ponto fiscalizado, no bairro Manga, armazenava cerca de 450 kg de cabos de cobre e alumínio, com valor estimado de R$ 100 mil. O material foi identificado como proveniente de furtos em serviços públicos essenciais.
Segundo a delegada Elaine Fernandes, titular da Derf-VG, os furtos são geralmente cometidos por dependentes químicos em situação de rua, que revendem o material por valores irrisórios. "Por vezes, em decorrência dos furtos, milhares de usuários ficam sem comunicação telefônica, sem internet, sem energia elétrica e, o pior, sem água. É preciso que a sociedade diga um basta à cultura da receptação", alertou.
A operação mobilizou 40 policiais civis, nove agentes da Guarda Municipal, além de fiscais das Secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Fazenda Municipal e Estadual, com apoio de 12 viaturas.
Karina Cabral | Polícia Civil - MT