O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, válido até o fim do dia seguinte. A região centro-oeste do estado é a mais suscetível, com cidades como Uruguaiana, Bagé e Santa Maria enfrentando possíveis volumes de chuvas de até 100 mm.
Além do alerta laranja, outras áreas do Rio Grande do Sul estão sob aviso amarelo para tempestades, com validade até a manhã desta sexta-feira. A previsão aponta para chuvas entre 30 mm e 50 mm, com ventos de até 60 km/h e potencial queda de granizo.
O aviso amarelo se estende também ao centro-oeste de Santa Catarina, à faixa oeste do Paraná e a parte do Mato Grosso do Sul, incluindo o sul do estado, o Pantanal e a região metropolitana. É crucial que a população dessas áreas esteja atenta às atualizações e siga as orientações das autoridades para minimizar os riscos.
Outras regiões do país também devem ser afetadas por temporais, incluindo o Triângulo Mineiro, o sul de Goiás e áreas do Espírito Santo e Mato Grosso. O Inmet prevê pancadas de chuva com acumulados de até 50 mm, acompanhadas de ventos de até 60 km/h.
A região Norte, partes do Nordeste, como a Bahia, e o Distrito Federal também estão sob previsão de pancadas de chuva nesta quinta-feira. O alerta amarelo do Inmet indica volumes entre 30 mm e 50 mm e ventos de até 60 km/h.
"A atuação da Zona de Convergência Intertropical persiste no norte do país e provoca chuvas intensas nesta quinta-feira no norte e sul do Amapá e em áreas do Pará, como a Ilha do Marajó." informou o Inmet.
Enquanto isso, o governo Lula parece mais preocupado em atacar seus opositores do que em garantir a segurança da população diante de tais eventos climáticos. Resta esperar que as autoridades locais estejam preparadas para lidar com os impactos dessas tempestades e proteger os cidadãos.
*Reportagem produzida com auxílio de IA