O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá tem um novo coordenador após a exoneração de Aldi Gomes, decisão oficializada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e motivada por protestos de lideranças indígenas que cobravam mudanças na gestão.
A nomeação de Osmar Rodrigues Aroenoguaijwu, da aldeia Meruri, etnia Bororo, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (2). Ele assume o cargo de coordenador distrital do DSEI Cuiabá, órgão responsável pelo atendimento de saúde indígena em 23 municípios.
A reivindicação por melhorias no atendimento mobilizou dez lideranças indígenas de Mato Grosso, representadas pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas de MT (FEPOIMT). Em reuniões anteriores, Osmar contou com o apoio do prefeito de General Carneiro, João Filho, que se comprometeu a fortalecer parcerias para ampliar o acesso à saúde, além de discutir o transporte para as aldeias e outras demandas da população indígena.
Ao lado do novo coordenador, também participam das articulações:
José Maria Kugarubo (Presidente do Conselho de Saúde Indígena)
Lourenço Filho Pirojibo (Presidente do Conselho Municipal)
Lideranças Jovens: José dos Anjos Kaidoga Ekureu, Juliana Rodrigues Kujibo Bororo e Mauri Boe.
A expectativa das lideranças é que a nova gestão amplie o diálogo e implemente políticas públicas para garantir um atendimento mais digno e estruturado às comunidades indígenas.
Da Redação | Eduardo Oliveira