Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

SAÚDE MT

SES divulga edital de especialização em hanseníase para médicos

Carga horária de 440 horas será distribuída entre aulas presenciais, workshops, estudos de caso e visitas a unidades de saúde


Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), abriu edital de seleção para o curso de especialização em hansenologia, destinado a médicos. Ao todo, serão ofertadas 20 vagas, com inscrições até o dia 20 de outubro. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site, acesse aqui.

Com carga horária de 440 horas, a especialização será presencial e terá início no mês de novembro. O objetivo é qualificar os profissionais da saúde para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com hanseníase.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, a medida faz parte do compromisso da atual gestão em aperfeiçoar a formação dos profissionais da saúde e melhorar o atendimento à população. "A hanseníase é um problema de saúde pública e podemos dizer que Mato Grosso está trabalhando para diagnosticar os casos existentes. Capacitar os médicos para o diagnóstico e manejo da doença é um passo fundamental para a diminuir as taxas de incidência e das sequelas pela doença", explica o secretário.

A superintendente da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Silvia Tomaz, fala que a escolha da hanseníase como tema do curso visa atender a uma demanda específica de profissionais que atuam em regiões de Mato Grosso com altas taxas de incidência da doença. "A hanseníase é tratável, mas ainda representa um desafio para o sistema de saúde, especialmente no diagnóstico precoce e na prevenção de sequelas. A ESP tem como missão formar profissionais para lidar com os desafios da saúde pública e este curso irá proporcionar uma formação integral, levando em conta tanto os aspectos médicos quanto sociais da doença", afirma Silvia.

O processo seletivo será feito por meio da análise de currículos e de uma carta de intenção, em que os candidatos deverão demonstrar suas motivações e interesse pela especialização. Entre os requisitos, os candidatos precisam ser médicos registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM) e apresentar uma experiência mínima de atuação na área de saúde pública, preferencialmente relacionada ao controle de doenças infecciosas.

A carga horária será distribuída entre aulas presenciais, workshops, estudos de caso e visitas às unidades de saúde. As aulas serão ministradas por profissionais especialistas na área da hanseníase, como médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais de saúde.

Os médicos interessados em participar do processo seletivo devem acessar o site da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso para obter mais informações sobre as inscrições e os requisitos necessários.

Amanda Monteiro | SES-MT

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!