No período chuvoso, a proliferação do mosquito Aedes Aegypti tende a aumentar, colocando a população em risco de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Para evitar essas doenças, a Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância de cada cidadão fazer a sua parte, com atitudes básicas que podem ser realizadas no dia a dia.
Esvaziar garrafas, potes e vasos, deixando-os tampados ou virados para baixo; guardar pneus em locais cobertos; limpar regularmente as calhas; manter a caixa d'água fechada; colocar areia nos pratos e vasos de plantas; amarrar bem os sacos de lixo; evitar o acúmulo de entulhos; manter o quintal sempre limpo; e trocar, pelo menos a cada três dias, a água do reservatório do climatizador, são alguns cuidados básicos que devem ser adotados por todos.
Vale ressaltar que o município conta com a ajuda dos Agentes de Combate às Endemias, que realizam visitas em residências, comércios e lotes baldios, identificando e eliminando objetos que acumulam água, e também dos Agentes Comunitários de Saúde, que visitam e orientam a população sobre os sintomas, os riscos e as medidas de prevenção de doenças.
Dentre os sintomas de Dengue, pode-se observar: febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos. O Zika Vírus é outra preocupação, pois pode causar complicações neurológicas, especialmente em gestantes, com risco de malformação do bebê. Já a Chikungunya é marcada por febre intensa e dores articulares.
Em caso de suspeita de qualquer uma dessas doenças, é fundamental procurar a UBS mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h, para o diagnóstico, bem como, para o tratamento correto.
Essa é uma luta em conjunto, por isso, ao perceber a presença de focos de dengue em sua residência, ou em outros locais, informe a Vigilância Ambiental, através da plataforma Barra Online (https://cidadeonline.barradogarcas.mt.gov.br/Servico/Dengue/), disponibilizada no site oficial da Prefeitura de Barra do Garças.
Fonte: Secom - BG