A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (8), a Operação Choque de Ordem III no município de Alto Araguaia (MT), com o objetivo de desarticular uma facção criminosa que vinha espalhando pichações ameaçadoras por toda a cidade. Foram cumpridas 16 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e quebra de sigilo de dados.
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Alto Araguaia e autorizadas pela 2ª Vara Criminal da Comarca local, revelaram que os alvos estão ligados ao tráfico de drogas e à intimidação da população por meio de pichações em muros de residências, prédios públicos e monumentos, sempre com mensagens alusivas à facção.
Com o emprego de 40 policiais civis, 12 viaturas e o apoio da Polícia Penal, a operação mirou principalmente os mandantes das ações criminosas. Os investigados são apontados como responsáveis diretos pela disseminação do medo e pela tentativa de impor controle territorial sobre bairros da cidade.
Durante a ação, mais de 30 pontos vandalizados foram restaurados. A repintura foi realizada por reeducandos da Cadeia Pública local, com tintas e materiais adquiridos pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). A mobilização faz parte da Operação Inter Partes, integrada ao programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso.
De acordo com o delegado Marcos Paulo, a ofensiva é uma resposta clara ao avanço do crime organizado. "A criminalidade não irá sobrepor às forças de segurança. Outras ações estão programadas e serão realizadas ao longo do ano. Não há espaço para quem insiste em viver à margem da lei", afirmou.
Assessoria | PolÃcia Civil-MT