Durante ação conjunta realizada no âmbito da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, forças de segurança localizaram e apreenderam uma aeronave carregada com entorpecentes no município de Colniza-MT, por volta das 12h30min do dia 10 de abril de 2025. A operação contou com a integração entre GEFRON, CIOPAER, 8º CR - 11ª CIPM de Colniza e Polícia Federal (CAE-MT/GISEMT/GISELDA/GISERO).
A equipe localizou um avião modelo EMB-810C Seneca II, utilizado no transporte de 12 fardos de substância análoga a cloridrato de cocaína, totalizando cerca de 500 quilos da droga, além de uma arma de fogo tipo revólver com seis munições intactas. O responsável pela aeronave não foi localizado no momento da apreensão.
Todo o material foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho/RO. O prejuízo estimado ao crime organizado é de R$ 14.305.572,00, considerando o valor da droga, da arma e da aeronave.
A ação integra os esforços contínuos no combate aos crimes transfronteiriços entre Brasil e Bolívia, especialmente no estado de Mato Grosso. As investigações seguem para identificar e capturar os envolvidos na logística do transporte ilícito.
Gefron-MT