Três homens, de 42, 51 e 57 anos, foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na última quinta-feira (10), por extração ilegal de madeira dentro da Estação e Reserva Ecológica do Estado Rio Ronuro, em Feliz Natal (515 km de Cuiabá).
A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), com apoio da Gerência de Operações Especiais (GOE), após denúncias apontarem a presença de pessoas praticando crime ambiental na área protegida, além de informações sobre um trator escondido na mata.
No local, os policiais localizaram toras derrubadas e serradas, além de um acampamento improvisado, onde estavam dois dos suspeitos. Um deles, de 42 anos, afirmou que sua função era "fazer lascas", enquanto o outro, de 57, auxiliava no descasque das toras. Ambos disseram que a máquina usada no serviço teria sido levada para conserto na cidade.
Durante a varredura, foi encontrado o terceiro envolvido, de 51 anos, e apreendida uma motosserra utilizada nos cortes, além de celulares e uma antena de internet de última geração, indicando possível organização da atividade criminosa.
Os presos foram encaminhados para a Delegacia de Feliz Natal, onde responderão por crimes ambientais. Os acampamentos clandestinos foram destruídos, e todo o material recolhido será periciado.
A operação reforça o combate à exploração ilegal de recursos naturais em unidades de conservação no estado de Mato Grosso.
Karina Cabral | PolÃcia Civil - MT