A Polícia Civil de Mato Grosso desarticulou, neste domingo (13), um esquema de garimpo ilegal em uma área de mata no município de Conquista d"Oeste, na região de fronteira com a Bolívia. Durante a operação, foram apreendidos maquinários de grande porte utilizados na exploração mineral clandestina e dois homens foram presos em flagrante.
A ação foi conduzida por equipes das Delegacias de Vila Bela da Santíssima Trindade e de Pontes e Lacerda, que estavam em diligências para apurar uma denúncia sobre o uso de equipamentos furtados em áreas de exploração ilegal.
Durante o deslocamento, os policiais encontraram uma caminhonete Toyota Hilux obstruindo parcialmente a via, o que levantou a suspeita de que o veículo servia como ponto de vigilância para alertar os garimpeiros sobre a aproximação da polícia.
Ao avançarem pela área alagada e de difícil acesso, os agentes avistaram intensa movimentação de máquinas em meio à vegetação, usada como forma de disfarce. No local, a equipe também foi surpreendida por disparos de arma de fogo oriundos da mata.
Na área de garimpo ilegal, foram apreendidas três escavadeiras, uma pá carregadeira Caterpillar, além de duas escavadeiras escondidas entre a vegetação densa. Também foram encontrados dois contêineres de mil litros cada, com óleo diesel utilizado para alimentar os equipamentos.
Um dos presos, de 54 anos, foi identificado como o responsável por gerenciar o garimpo e por coordenar outras três frentes de exploração mineral clandestina. Já o segundo suspeito, de 41 anos, foi autuado por corrupção ativa após oferecer 500 gramas de ouro aos policiais civis para que a operação fosse encerrada.
Ambos foram encaminhados à 1ª Delegacia de Polícia de Pontes e Lacerda, onde foram autuados em flagrante por crimes ambientais, exploração mineral sem autorização e corrupção ativa. Os maquinários apreendidos estão sendo removidos do local com apoio de caminhões pranchas.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos na atividade criminosa.
Assessoria | Polícia Civil - MT